adv730

adv730

QUEM SOMOS

Orgulho Crespo é um movimento nacional de valorização do cabelo crespo e da estética afro-brasileira. Fortalecemos a identidade, a autoestima, a representatividade e o protagonismo das mulheres negras.

Iniciada em julho 2015, em São Paulo, pela Hot Pente e pelo Blog das Cabeludas, a Marcha do Orgulho Crespo mobilizou milhares de pessoas por todo o país e vem inspirando mulheres do Brasil e do mundo a repensarem os padrões de beleza impostos; além de fomentar reflexões sobre racismo e empoderamento negro.

MISSÃO

Criar referências positivas que potencializem o debate sobre cabelo crespo, estética e beleza negra;
Promover experiências e ações que conectem agentes da cultura, economia criativa, formadores de opinião, ativistas, poder público e iniciativa privada;
Pautar questões raciais por meio do cabelo crespo;
Incentivar narrativas representativas.

midia-kit35
midia-kit36midia-kit37

 

MANIFESTO ORGULHO CRESPO

13912726_1645221609126196_5888117187296481162_n

Foto: Larissa Isis

A articulação e luta do Movimento Orgulho Crespo dialoga com o empoderamento estético individual e coletivo e com o direito à livre manifestação e expressão. Queremos a liberdade de assumir quem somos e que isso possa inspirar a libertação de todos que ainda se sentem esteticamente discriminados.

Ocupamos as ruas porque é preciso pautar politicamente a tentativa de embranquecimento da raça negra e de apagamento de sua identidade. Por isso, a valorização da estética por meio do AFROntamento (neologismo para Afro + enfrentamento) se faz necessária e urgente no combate e na recusa aos padrões eurocêntricos que foram impostos ao povo negro, amplamente e historicamente difundidos pela mídia, a publicidade e as empresas de cosméticos, que continuam a produzir produtos majoritariamente para cabelo liso e, mesmo quando o fazem direcionado à população negra, reproduzem um modelo estético que não condiz com os 56% da população brasileira.

Que a cultura do Orgulho Crespo seja capaz de combater o racismo pelo viés estético e que este seja um ponto de partida para que a sociedade compreenda que cabelo não pode nem deve ser motivo de discriminação e/ou exclusão de qualquer oportunidade.

Que nossos cabelos crespos sejam símbolo de luta e estimulem a articulação de outras pautas que visem corrigir desigualdades, sobretudo, as injustiças cometidas contra as pessoas negras e contra as mulheres, independente da cor da pele, idade, gênero e/ou orientação sexual.

POR QUE MARCHAMOS

Marchamos inspiradas por outras Marchas libertárias com recorte racial e feminista para somar vozes de crespos e crespas em prol de um objetivo em comum: fortalecer a identidade e a autoestima de pessoas que cotidianamente lidam com o racismo, o machismo e a discriminação motivadas por seu cabelo crespo.

Marchamos para incentivar a participação política dos crespos, que exponham publicamente suas histórias e experiências pessoais para que, por meio do compartilhamento dessas narrativas, sejamos capazes de empaticamente identificar e ajudar a combater a violência racial e de gênero, naturalizadas pela sociedade.

Marchamos para ser referência e servir de estímulo às crianças no entendimento e construção de suas identidades.

Marchamos orgulhosas e carregamos um grito de liberdade em cada fio de cabelo que resiste autêntico. Carregamos como símbolo nossos garfos de pentear em riste e em punho, contra a cultura e a tentativa do embranquecimento, da objetificação e do silenciamento das mulheres negras. Seguimos acreditando no empoderamento negro e feminino, sobretudo, em sua completa beleza e raiz.

Marcharemos com determinação até o dia em que não seja mais necessário ir às ruas para sermos reconhecidos como iguais.

 

SAIBA MAIS SOBRE A MARCHA DO ORGULHO CRESPO BRASIL

Pinterest

Top